CPCAC

 Centro de Preservação Cultural da Arte Capoeira - CPCAC


Um dos principais objetivos do Centro de Preservação Cultural da Arte Capoeira – CPCAC é divulgar e difundir a Capoeira, preservando suas tradições e fundamentos de forma que seus praticantes e simpatizantes tenham uma melhor visão do que ela realmente oferece, seja como arte, esporte, movimento sócio-cultural, atividade recreativa, lazer e arte marcial, mostrando que, além de beneficiar a saúde, a prática da Capoeira aumenta a auto-confiança, a força física e emocional, e assim conquistando uma melhor qualidade de vida.

O Centro de Preservação Cultural da Arte Capoeira, visa mais do que ensinar a Capoeira. Não abandonando o nível técnico, terá sempre como sua sólida base a fundamentação e a busca pelas origens da arte Capoeira a que se propõe a preservar. Nada transcorre sem seu fundamento. Antes de ensinar, pensa-se em educar, para a arte, para a luta, para a vida. Para tanto, conta com uma estrutura interna que visa a busca constante pelo aperfeiçoamento das técnicas de treinamento, da preparação intelectual e moral de seus membros.
 Tendo com principal compromisso preservar a Capoeira como arte e cultura,o Centro de Preservação Cultural da Arte Capoeira-CPCAC, desenvolve seu trabalho em vários núcleos no Rio de Janeiro, fazendo também serviço de inclusão social em comunidades com necessidades especiais, onde através de oficinas, palestras, aulas, eventos e outras atividades, resgatamos o sentimento e o entendimento de moral,respeito e cidadania dos participantes.

Nossas aulas em academias, não deixam o lado cultural de fora, mas enfatizamos  a Capoeira como atividade física, e como tal, é completa para trazer aos seus participantes uma grande evolução em seu condicionamento físico, aliviando o stress do dia a dia e incerindo-os para um novo ciclo social, trazendo uma melhora significativa na qualidade de vida desses individuos.
Força, resistência muscular localizada, resistência aeróbia e anaeróbia,equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade, são algumas das qualidades físicas que o aluno pode adquirir praticando Capoeira, além da sua musicalidade trabalhar o ritmo, onde o praticante entra em conexão entre corpo e mente.

No Espaço de Capoeiragem Mestre Marujo, sede oficial do Centro de Preservação Cultural da Arte Capoeira – CPCAC, é onde acontecem as aulas de Capoeira, de segunda a sexta, em vários horários, além de eventos culturais, mostras de vídeo, ensaios de danças e principalmente as rodas de capoeira. Em um ambiente onde preservamos o respeito, a amizade e a paz.

Juntamente com as aulas de Capoeira, também desenvolvemos o Samba de Roda, o Maculelê e o Jongo, danças que remetem à nossa história e que complementam a Capoeira para valorização da arte e cultura brasileira.
Além disso, o CPCAC também oferece aulas de ritmo com instrumentos da Capoeira e das danças, desenvolvendo a musicalidade e o ritmo em seus praticantes.


PORTAL OFICIAL CPCAC

Saber Ancestral
 
 

" A capoeira foi quem me criou
Me deu o norte neste meu caminho
Me deu a sorte de não andar sozinho"


Ubirajara Guimarães Almeida
Mestre Acordeon
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário